sábado, 31 de outubro de 2009

Chef do programa Hell's Kitchen fez cirurgia plástica


Gordon Ramsay

Gordon Ramsay, o famoso chef do programa Hell's Kitchen, confessou que se submeteu a uma cirurgia plástica. Afinal, estava cansado das linhas de expressão no rosto e aproveitou para dar um novo toque no queixo.

Ramsay afirmou que pediu a opinião de um de seus amigos que mais entendem do assunto: o jurado e produtor do American Idol, Simon Cowell.

Gordon fez preenchimento para suavizar as rugas e mexeu no queixo: "Segui os conselhos de Simon", brincou.

Fonte: O Fuxico

Continue lendo...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre o envelhecimento:

Não há como evitar o envelhecimento da pele. Mas, com alguns cuidados e a ajuda da ciência, você pode retardar ou disfarçar os sinais da idade.



As feias que me desculpem, mas a beleza é fundamental.” Um rosto bonito pode não ser tão importante quanto achava o poeta Vinícius de Moraes (1913-1980), mas é sempre bem-vindo. E, muitas vezes, ardentemente desejado. Das partes do corpo, a pele é a que tem uma relação mais direta com a vaidade. E também a que revela de forma mais ostensiva a ação devastadora do tempo. Na velhice, as fibras de colágeno da derme – a camada debaixo da pele – perdem a elasticidade. Sem sustentação, a superfície fica frouxa. Resultado: rugas.

O principal culpado é o sol. É ele quem destrói essas fibras e, ainda por cima, diminui a espessura da epiderme. “Quem toma pouco sol envelhece mais tarde”, assinala o dermatologista Luiz Carlos Cucé, professor da Universidade de São Paulo. Para piorar, a camada de gordura debaixo da pele diminui, aumentando a flacidez, como se a pessoa tivesse emagrecido e continuasse a usar as mesmas roupas folgadas. Para retardar o relógio natural, surgiram os cosméticos e, mais recentemente, as cirurgias plásticas. A função dos cremes anti-rugas é a de lubrificar a pele, que fica seca com a idade. Existem métodos mais radicais, como o peeling, que consiste em arrancar a superfície da pele para estimular a produção de células novas e jovens.

Sempre na moda

São raras as mulheres tão discretas a ponto de dispensar um batonzinho. O hábito de pintar o corpo – ou partes dele – já vem de muito tempo, mas o costume não tinha, na origem, motivações estéticas. Comunidades primitivas usavam a pintura para afastar os maus espíritos ou para identificar uma posição social. Mais tarde, a pele pintada se tornou um elemento de beleza, principalmente feminina. Pinturas egípcias de 3 000 anos atrás mostram que as mulheres já se maquiavam na época dos faraós

Quem sabe é super

Os filhos de um casal miscigenado dificilmente têm tonalidades de pele iguais. A diferença de cores acontece porque existem pelo menos três pares de genes responsáveis pela produção de melanina, o que permite diversas combinações.

As marcas da longevidade

O rosto enrugado de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), no final da vida, mostra ao mesmo tempo a fragilidade e a resistência da pele diante da passagem dos anos. A velhice não diminui a eficiência da pele como armadura do corpo. Ela continua a cumprir sua missão tão bem quanto na juventude

Esculpindo o rosto

Conheça os principais tipos de cirurgia plástica.

ATAQUE ÀS RUGAS

A cirurgia de face-lifting é a mais comum para tirar as rugas da face. Primeiro, ocirurgião faz cortes nos dois lados do rosto, junto ao couro cabeludo e em volta das orelhas. A pele é, então, descolada do tecido adiposo e esticada. O cirurgião retira a pele que estiver “sobrando” e costura o resto no mesmo lugar. Os cortes costumam deixar cicatrizes. Por isso são feitos em lugares onde não são vistos com facilidade. Depois de sete ou oito anos, as rugas voltam a aparecer.

SÓ PARA MULHERES

Existem dois tipos de cirurgia de mama, a de redução e a de aumento. Na primeira, o cirurgião faz um corte embaixo do seio e outro, vertical, até o mamilo, formando um T invertido. Ele retira, então, o tecido e a gordura em excesso. Já na cirurgia de aumento, o médico faz um corte ao redor da auréola para colocar uma prótese de silicone.

REFORMA NO NARIZ

A cirurgia plástica de nariz não é recomendada antes que os ossos nasais estejam completamente desenvolvidos. Adolescentes insatisfeitos precisam, portanto, esperar um pouco. A rinoplastia, como é chamada, consiste em inserir uma lâmina pela narina e desgastar o osso ou a cartilagem, numa espécie de raspagem. O cirurgião pode moldar só a ponta do nariz ou todo ele, de acordo com a vontade do paciente.

por Xavier Bartaburu, na Super Interessante

Continue lendo...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Celebridades antes e depois das cirurgias plásticas

A busca pelo corpo ideal é uma constante principalmente entre as celebridades. Veja algumas delas, antes e depois das cirurgias plásticas. Aproveite para acompanhar as novidades do Blog da Clínica BioForma também pelo TWITTER.

Angelina Jolie (nariz)


Ashlee Simpson (nariz, queixo)


Brad Pitt (orelhas de abano)


Catherine Zeta Jones (olhos)


Cher (nariz, olhos e botox)


Demi Moore (nariz, botox)


Gisele Bundchen (nariz)


Jennifer Aniston (nariz)


Jessica Simpson (nariz, olhos)


Kate Winslet (nariz)


Michelle Pfeiffer (lábios, nariz)


Nicole Kidman (várias)


Paris Hilton (nariz, silicone)


Sarah Jessica Parker (nariz)


Scarlett Johansson (nariz, maçã do rosto)


Victoria Beckham (nariz, seios)


Fonte 1, Fonte 2

Continue lendo...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fotos das candidatas ao "Miss Plástica Hungria"

Hungria - Candidatas ao título de Miss Plástica Hungria se preparam para o desfile em Budapeste. O concurso escolhe a mais bela mulher com recursos artificiais, como implantes de seios ou plásticas no nariz. O objetivo do Miss Plástica é promover os benefícios da cirurgia plástica em um país onde este tipo de intervenção não é bem visto.


Informações do TERRA.

Veja as fotos das finalistas:




















Imagens retiradas do site: Dicas Grátis na Net

Continue lendo...

domingo, 11 de outubro de 2009

Amy Winehouse coloca implantes nos seios para elevar a autoestima


Amy quer reeditar o velho estilo

A cantora britânica Amy Winehouse implantou próteses de silicone nos seios às vésperas de sua aparição em um programa de TV, informa a edição deste sábado do tabloide The Sun. Segundo a publicação, a cantora, de 26 anos, pagou 35 mil libras (cerca de R$ 96 mil) pela operação, que teria sido feita na quarta-feira.

A razão que levou Amy a fazer a cirurgia, segundo o The Sun, teria sido o desejo de "recuperar as sensuais curvas" que tinha em 2003, quando surgiu no cenário musical, e que desapareceram após "anos de uso abusivo de heroína".

De acordo com os amigos da artista ouvidos pelo tabloide, Amy decidiu colocar silicone nos seios para ganhar auto-estima à medida que recupera lentamente sua imagem e estar apresentável no dia que voltará a aparecer na TV.

A polêmica cantora deve participar de um programa da BBC chamado Strictly Come Dancing, um concurso de dança com a participação de personalidades. Durante a atração, Amy cantará no coro de sua afilhada e cantora, Dionne Bromfield, de apenas 13 anos.

Um dos funcionários da clínica londrina em que a artista operou disse ao The Sun que Amy está com uma "aparência incrível".

– Ela está uma nova mulher. Amy nos disse que queria uma aparência nova. Tudo faz parte de um novo começo para sua grande volta. Quando ela se internou, tínhamos medo por talvez ela ter tido uma nova recaída. Depois, a vimos dando voltas com esses enormes seios, que se destacam porque ela ser tão pequena e magra – acrescentou a fonte.

Alguns pacientes, no entanto, disseram ter dúvidas quanto à participação de Amy no programa da BBC, a cujos ensaios ela não compareceu esta semana.

Um paciente disse que a viu "perambulando aturdida, cantarolando algo".

– Ela tinha tubos saindo do peito e perguntei o que tinha feito. Ela (...) me disse: 'Operei os seios. (...) Queria ficar mais bonita e estava cansada de enchimentos no sutiã'. Foi divertidíssimo. Eu sequer sabia que ela ia a aparecer no programa, mas quando a vi estava com problemas para dizer uma frase inteira. Ficarei surpreso se ela conseguir cantar na televisão. Ela parecia em estado calamitoso, fora de si – relata.

Um porta- voz de Amy, que só cantou ao vivo três vezes nos últimos meses, confirmou que a cantora passou pela clínica, mas apenas para uma visita de "rotina".

Por Redação do Correio do Brasil, com The Sun - de Londres

Continue lendo...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ginecomastia : Cirurgia Plastica de Redução de Mamas Masculinas

Ginecomastia é um termo médico que se refere ao desenvolvimento anormal de mamas com aspecto feminino em homens. A ginecomastia é uma condição mais comum do que se imagina, afetando até 40-60% dos homens. Em alguns homens pode afetar ambas as mamas, em outros casos apenas uma. Embora certas drogas ( ex: esteróides anabolizantes, maconha, espironolactona, etc) e condições médicas ( ex: cirrose hepática, desordens hormonais ) possam contribuir para o desenvolvimento da ginecomastia, na maior parte dos casos de ginecomastia não se observa uma causa identificável ( “ginecomastia idiopática”).

A ginecomastia, principalmente na adolescencia, é motivo de grande contrangimento, podendo gerar grandes distúrbios psicológicos ao paciente portador dessa condição, levando até mesmo ao isolamento social. A cirurgia plástica de correção de ginecomastia é o tratamento mais indicado para os homens que se sentem incomodados com sua aparência devido ao desenvolvimento anormal de mamas masculinas. A cirurgia para correção de ginecomastia visa remover gordura ou tecido glandular das mamas e, raramente, excesso de pele. O resultado final é o de um peitoral plano, firme e consistente com o contorno corporal masculino.

A cirurgia plastica de correção de ginecomastia pode ser realizada em homens de qualquer idade que gozem de boa saúde física e emocional. Os melhores candidatos a essa cirurgia tem a pele firme e com elasticidade suficiente para se adaptar ao novo contorno corporal. Para realização da cirurgia de correção da ginecomastia são necessarios 2 exames de sangue pré operatórios: hemograma completo e coagulograma. A cirurgia é geralmente realizada com anestesia local associada a sedação oral e tem duração média de 2 horas, com o paciente podendo retornar a sua residência logo após o procedimento.

A ginecomastia pode ser dividida em três tipos:
- glandular ( “ginecomastia verdadeira”) : onde temos apenas crescimento anormal de tecido glandular mamário.
- gordurosa (“lipomastia”) : nesse caso há apenas acúmulo de gordura na região, sem hipertrofia glandular.
- mista: há um aumento tanto do tecido glandular, como de tecido gorduroso na região peitoral.


Quando a ginecomastia apresenta apenas gordura, é realizada uma lipo através das incisões 1 e 2. Se tambem houver tecido glandular, é realizado um corte periareolar inferior.

Se a ginecomastia for predominante glandular, é realizado um corte em meia lua na região peri areolar inferior, de cerca de 2-3 cm, por onde é retirada cirurgicamente a glândula. No caso do paciente possuir tecido gorduroso, além do componente glandular, a cirurgia pode ser associada a uma pequena lipoaspiração na região, no qual o cirurgião realiza 2 ou 3 incisões de cerca de 3 mm na área, que serão os locais de entrada para cânula de lipoaspiração. Os pontos são retirados cerca de 7-15 dias após a realização da cirurgia de ginecomastia, e o paciente deve usar no pós operatório uma cinta elastica compressiva para diminuir o inchaço e a formação de hematomas.

Como toda cirurgia plastica estética, os resultados proporcionados pela cirurgia de correção de ginecomastia são realmente compensadores para o paciente, desde que as expectativas a respeito da cirurgia sejam realistas. Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência nesse tipo de cirurgia, que irão lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso .

Fonte: Site Clínica Bioplástica

Continue lendo...

sábado, 3 de outubro de 2009

Perguntas e respostas sobre a prótese mamária de silicone !


Dúvidas gerais

1- Qual o nome correto da cirurgia? O que é implante?

O nome correto da cirurgia é : cirurgia de implante mamário. Todo tecido sintético, ou seja, não orgânico, quando introduzido no organismo, é chamado de implante. Portanto temos implante de silicone, implante de bioplastia, etc... Já transplante é o nome dado a transferência de tecidos orgânicos de um individuo de mesma espécie para outro (p.ex. transplante renal cardíaco, etc...) ou no caso do auto-transplante, de um individuo para ele mesmo (p. exemplo. transplante capilar). Prótese de silicone é a nomenclatura popular e que ficou mais reconhecida.

2- As próteses de silicone podem causar câncer de mama?

As próteses de gel coeso de silicone, utilizadas atualmente, não possuem nenhuma relação com câncer mamário e não causam nenhum tipo de reação prejudicial à saúde. Elas também não impossibilitam a detecção de tumores de mama e a realização de exames como mamografia, ultrassom, etc... Ao contrário, estudos americanos comprovam que as mulheres que possuem implantes mamários “ se palpam” e portanto realizam auto exame mamário com 10 vezes mais freqüência que as mulheres que não têm prótese. Portanto, elas são capazes de detectar um tumor muito mais precocemente, e como o prognostico do câncer de mamas esta diretamente relacionado com a precocidade de sua detecção, essas pacientes tem melhor prognostico no tratamento de um possível câncer mamário.

3- Elas interferem na lactação? Como ficarão minhas mamas após a gravidez e a amamentação?

Os implantes mamários não interferem no aleitamento, pois a prótese é colocada abaixo do tecido glandular mamário. ´Durante a gravidez, as mamas crescem devido ao aumento do calibre dos ductos lactíferos para preparar o tecido mamário para a lactação. Apo a lactação esse tecido volta ao seu tamanho normal ou até mesmo atrofia e muitas vezes a pele, que foi “ esticada”, não retorna ao seu local original, causando flacidez e queda das mamas. Essa queda é maior, quanto maiores forem as mamas. Esse é mais um motivo para que as pacientes jovens e que ainda desejam engravidar não coloquem tamanhos exagerados de implantes. Se as próteses colocadas forem de tamanho moderado, poderemos troca-las por um ou dois tamanhos acima e como isso “ esticar” essa pele, sem necessidade de remoção do excesso que leva a cicatrizes extensas, em forma de “ T “ e muitas vezes inestéticas.

4- Quanto tempo depois devo trocá-las?

Antigamente, se dizia que as proteses de mama deveriam ser trocada a cada 10 anos, porém as mais modernas e sofisticadas de gel coesivo têm longevidade muito maior e só devem ser trocadas se houver alguma intercorrência. Após 10 anos é aconselhável acompanhamento anual com mamografia e ultrassom.

Cirurgia


5- Quais os riscos da cirurgia de implante de silicone nos seios?

Raramente a cirurgia de implante de protese mamaria pode sofrer complicações sérias, ja que todo ato cirúrgico tem algum risco. O que fazemos é minimizar ao máximo esses riscos, utilizando um bom hospital para a realização da cirurgia, uma equipe médica competente e séria e uma boa análise pré-operatória. Porém, mesmo com todos esses cuidados existe o risco cirúrgico, que estatisticamente é muito menor que a que viajar de avião, ser assaltado, sofrer um grave acidente de carro ou ate mesmo atravessar uma avenida e ser atropelado.

6- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Em média de 90 minutos a 120 minutos, dependendo da técnica e do cirurgião.

7- Qual o período de internação necessário para cirurgia de protese de mama?

Depende mais do tipo de anestesia utilizada e da recuperação de cada paciente. O que leva a paciente a permanecer no hospital, mais do que a cirurgia propriamente dita, é a recuperação pós- anestésica. Algumas pacientes terminam a cirurgia totalmente acordadas, enquanto outras, mais sensíveis a sedativos, levam mais tempo para se recuperar, mas de modo geral, 4 a 5 horas após fim da cirurgia, a paciente já recebe alta hospitalar .

8- Quando são retirados os pontos da cirurgia de implante de protese mamaria ?

Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o décimo dia de pós-operatório.

9 - São usados drenos na cirurgia de protese de mama?

Drenos de aspiração podem ser usados para evitar o acúmulo de secreção ao redor da prótese. A utilização de drenos não é obrigatória, dependendo da preferencia de cada cirurgião. Quando utilizados, os drenos são retirados entre 24 e 48 horas depois da cirurgia.

Cicatriz

10- Essa cirurgia deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna uma cicatriz bastante discreta.

11- Onde se localizam as cicatrizes?

Podem se localizar no sulco abaixo das mamas, ao redor das aréolas ou na axila.

12- Algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis e/ou avermelhadas, porque?

Certas pacientes apresentam tendência à formação de cicatrização hipertrófica ou ao quelóide, que nada mais é do que um excesso de cicatrizacao. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta.

13- Existe correção para as cicatrizes hipertróficas?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada, tais como uso tópico de corticoides, compressão, etc.... Não se deve confundir, entretanto, com as características do período inicial da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com seu cirurgião.

Anestesia


14- qual o tipo de anestesia utilizada?

A anestesia para a cirurgia de prótese mamária de silicone pode ser local com sedação endovenosa, peridural alta ou geral. Cada uma delas apresenta suas vantagens e desvantagens. Seu médico e seu anestesista saberão explicar qual a mais conveniente para o seu caso.

Pré e pós-operatórios da cirurgia de mama

15- O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?

Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas e tome os medicamentos prescritos, porem, o limiar de dor varia muito de paciente para paciente, ou seja, temos paciente que referem não ter usado mais que algumas gotas de dipirona nos primeiros dois dias, enquanto outras referem dor mais intensa nos primeiros cinco dias, necessitando de analgésicos mais potentes. De modo geral, pode ocorrer manifestação dolorosa, mas que facilmente cederá com os analgésicos receitados.

16- Quando poderei tomar banho completo?

Já no dia seguinte, porem sem elevar muito os braços.

17- Quando poderei retomar a minha ginástica?

Geralmente após 1 mês de cirurgia você já poderá retornar a sua rotina normal de exercícios. Após 2 semanas você já poderá realizar caminhadas leves.

Resultados

18- Como ficarão minhas novas mamas, em relação à forma e consistência?

O formato dependerá da forma pregressa das mamas da paciente e do tipo de próteses mamarias utilizadas (perfil alto, baixo, anatômico, etc...). Quanto a consistência, as próteses de gel coesivo utilizadas atualmente possuem uma consistência muito parecida com a do tecido mamário e portanto são praticamente imperceptíveis ao toque.

19- Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da cirurgia? As mamas não ficarão caídas após algum tempo?

A grande vantagem dessa cirurgia é justamente você já poder notar o resultado imediatamente, porem somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva ( após cerca de 6 meses). As próteses de mama devem ser colocadas um pouco acima da posição ideal para compensar a ação da gravidade, pois as mesmas têm a tendência de cair com o passar do tempo, principalmente nos seis primeiros meses. Portanto, se colocarmos a protese de silicone na posição ideal, após 3 a 6 meses essas estarão um pouco caídas. Essa queda é maior, quanto maiores forem as próteses e quanto mais flácido seja o tecido da paciente. O cirurgião deve então analisar esses aspectos e explicar a paciente que haverá essa hiper correção e que ela sentirá que a prótese mamaria ficou um pouco mais alta no primeiro mês. Dessa forma, quando o tecido ceder elas cairão para posição ideal. Isso ocorre em torno de 3 a 6 meses.

20- Qual o tamanho certo para cada caso?

Talvez a dúvida mais freqüente, tanto do paciente quanto do médico seja qual o tamanho e forma ideais de prótese que devo colocar ? Esse realmente é o ponto mais delicado da cirurgia de implante de silicone nos seios. Primeiramente, deve-se ter uma conversa com seu cirurgião, que deverá tirar todas as suas dúvidas, avaliará seu perfil físico, psicológico, padrão de cicatrização e principalmente a proporcionalidade de suas formas. Ele também realizará várias fotos pré-operatórias e lhe mostrará diversos resultados antes/depois para melhor orientá-la nessa difícil escolha. Por fim, deve-se respeitar o desejo da paciente, ou seja, a decisão deve ser de certa forma democrática, porém com limitações, tentando sempre evitar exageros. “Um bom tamanho é aquele que se harmoniza com a silhueta e o contorno corporal e ninguém é capaz de dizer que se trata de prótese. Existe uma linha muito tênue, entre o exagero estético e a artificialidade”. O volume das próteses de silicone é medido em centímetros cúbicos (cc) comumente chamados de mililitros (ml). Existe uma variação enorme de tamanho de próteses que vai desde 60cc até 500cc. Os tamanhos de protese de silicone para aumento dos seios geralmente progridem de 30 em 30cc e os mais utilizados estão entre 200cc e 300cc.

21- Será que eu ficarei satisfeita com meu resultado?

O critério de satisfação é subjetivo , variando de pessoa para pessoa. Um tamanho de mama que para o cirurgião é o mais adequado pode não satisfazer a paciente. Uma conversa franca com seu medico, analise de fotos de casos anteriores e formas servirão para minimizar essas variações e tentar aproximar o que se espera do que pode ser oferecido. Pacientes com grau de exigência e expectativas irreais, devem ser orientadas a amadurecerem a idéia e às vezes até mesmo a não realizarem a cirurgia, pois nesses casos, independente do resultado que se ofereça, poderão ficar insatisfeitas, já que sua expectativa é irreal e não vai de encontro ao que pode ser oferecido.

Intercorrências e complicações da cirurgia de implante de protese de silicone nas mamas

22- O que é cápsula fibrosa? Qual a relação com o implante de silicone? Qual o tratamento se isso ocorrer?

A cápsula fibrosa é uma membrana que envolve qualquer tipo de "corpo estranho" introduzido no organismo, sendo formada pela resposta inflamatória do próprio organismo que tende a proteger o organismo contra esse corpo estranho. A intensidade da resposta inflamatória varia de pessoa para pessoa e determina o grau da contratura capsular, podendo ser influenciada pelo tipo de superfície do implante mamário (próteses lisas tem maior tendência a desenvolver a contratura do que as próteses de silicone texturizadas e de poliuretano). Ela envolve implantes de silicone usados em todas as áreas de atuação da medicina e não apenas os usados em cirurgia plástica. Num grau menor ela nem é notada, porém, num grau mais intenso, ela pode ser notada, sentida à palpação e até mesmo causar dor e deformidades. Nesses casos, podemos troca-la de posição (p.ex. abaixo do músculo), quebrar a cápsula ou remove-la, trocar o tipo de prótese, ou em casos mais graves ter que remover definitivamente as próteses ( nesse caso, o fabricante garante a troca da protese silicone). O risco de contratura é de 2 a 4% independente do cirurgião ou técnica utilizada. O tratamento no caso de ocorrencia da contratura capsular consiste primeiramente em quebrar a cápsula fibrosa ao redor da prótese de silicone, se não resolver poderemos trocar a localização das mesmas (p.ex. passar para baixo do músculo), trocar o tipo de prótese silicone (p. ex. texturizada por uma protese de poliuretano) ou em ultimo caso deveremos remover a(s) prótese(s), já que essa intercorrencia pode ser unilateral.

Fonte: Clínica Bioplástica

Continue lendo...

^