sábado, 3 de outubro de 2009

Perguntas e respostas sobre a prótese mamária de silicone !


Dúvidas gerais

1- Qual o nome correto da cirurgia? O que é implante?

O nome correto da cirurgia é : cirurgia de implante mamário. Todo tecido sintético, ou seja, não orgânico, quando introduzido no organismo, é chamado de implante. Portanto temos implante de silicone, implante de bioplastia, etc... Já transplante é o nome dado a transferência de tecidos orgânicos de um individuo de mesma espécie para outro (p.ex. transplante renal cardíaco, etc...) ou no caso do auto-transplante, de um individuo para ele mesmo (p. exemplo. transplante capilar). Prótese de silicone é a nomenclatura popular e que ficou mais reconhecida.

2- As próteses de silicone podem causar câncer de mama?

As próteses de gel coeso de silicone, utilizadas atualmente, não possuem nenhuma relação com câncer mamário e não causam nenhum tipo de reação prejudicial à saúde. Elas também não impossibilitam a detecção de tumores de mama e a realização de exames como mamografia, ultrassom, etc... Ao contrário, estudos americanos comprovam que as mulheres que possuem implantes mamários “ se palpam” e portanto realizam auto exame mamário com 10 vezes mais freqüência que as mulheres que não têm prótese. Portanto, elas são capazes de detectar um tumor muito mais precocemente, e como o prognostico do câncer de mamas esta diretamente relacionado com a precocidade de sua detecção, essas pacientes tem melhor prognostico no tratamento de um possível câncer mamário.

3- Elas interferem na lactação? Como ficarão minhas mamas após a gravidez e a amamentação?

Os implantes mamários não interferem no aleitamento, pois a prótese é colocada abaixo do tecido glandular mamário. ´Durante a gravidez, as mamas crescem devido ao aumento do calibre dos ductos lactíferos para preparar o tecido mamário para a lactação. Apo a lactação esse tecido volta ao seu tamanho normal ou até mesmo atrofia e muitas vezes a pele, que foi “ esticada”, não retorna ao seu local original, causando flacidez e queda das mamas. Essa queda é maior, quanto maiores forem as mamas. Esse é mais um motivo para que as pacientes jovens e que ainda desejam engravidar não coloquem tamanhos exagerados de implantes. Se as próteses colocadas forem de tamanho moderado, poderemos troca-las por um ou dois tamanhos acima e como isso “ esticar” essa pele, sem necessidade de remoção do excesso que leva a cicatrizes extensas, em forma de “ T “ e muitas vezes inestéticas.

4- Quanto tempo depois devo trocá-las?

Antigamente, se dizia que as proteses de mama deveriam ser trocada a cada 10 anos, porém as mais modernas e sofisticadas de gel coesivo têm longevidade muito maior e só devem ser trocadas se houver alguma intercorrência. Após 10 anos é aconselhável acompanhamento anual com mamografia e ultrassom.

Cirurgia


5- Quais os riscos da cirurgia de implante de silicone nos seios?

Raramente a cirurgia de implante de protese mamaria pode sofrer complicações sérias, ja que todo ato cirúrgico tem algum risco. O que fazemos é minimizar ao máximo esses riscos, utilizando um bom hospital para a realização da cirurgia, uma equipe médica competente e séria e uma boa análise pré-operatória. Porém, mesmo com todos esses cuidados existe o risco cirúrgico, que estatisticamente é muito menor que a que viajar de avião, ser assaltado, sofrer um grave acidente de carro ou ate mesmo atravessar uma avenida e ser atropelado.

6- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Em média de 90 minutos a 120 minutos, dependendo da técnica e do cirurgião.

7- Qual o período de internação necessário para cirurgia de protese de mama?

Depende mais do tipo de anestesia utilizada e da recuperação de cada paciente. O que leva a paciente a permanecer no hospital, mais do que a cirurgia propriamente dita, é a recuperação pós- anestésica. Algumas pacientes terminam a cirurgia totalmente acordadas, enquanto outras, mais sensíveis a sedativos, levam mais tempo para se recuperar, mas de modo geral, 4 a 5 horas após fim da cirurgia, a paciente já recebe alta hospitalar .

8- Quando são retirados os pontos da cirurgia de implante de protese mamaria ?

Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o décimo dia de pós-operatório.

9 - São usados drenos na cirurgia de protese de mama?

Drenos de aspiração podem ser usados para evitar o acúmulo de secreção ao redor da prótese. A utilização de drenos não é obrigatória, dependendo da preferencia de cada cirurgião. Quando utilizados, os drenos são retirados entre 24 e 48 horas depois da cirurgia.

Cicatriz

10- Essa cirurgia deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna uma cicatriz bastante discreta.

11- Onde se localizam as cicatrizes?

Podem se localizar no sulco abaixo das mamas, ao redor das aréolas ou na axila.

12- Algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis e/ou avermelhadas, porque?

Certas pacientes apresentam tendência à formação de cicatrização hipertrófica ou ao quelóide, que nada mais é do que um excesso de cicatrizacao. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta.

13- Existe correção para as cicatrizes hipertróficas?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada, tais como uso tópico de corticoides, compressão, etc.... Não se deve confundir, entretanto, com as características do período inicial da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com seu cirurgião.

Anestesia


14- qual o tipo de anestesia utilizada?

A anestesia para a cirurgia de prótese mamária de silicone pode ser local com sedação endovenosa, peridural alta ou geral. Cada uma delas apresenta suas vantagens e desvantagens. Seu médico e seu anestesista saberão explicar qual a mais conveniente para o seu caso.

Pré e pós-operatórios da cirurgia de mama

15- O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?

Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas e tome os medicamentos prescritos, porem, o limiar de dor varia muito de paciente para paciente, ou seja, temos paciente que referem não ter usado mais que algumas gotas de dipirona nos primeiros dois dias, enquanto outras referem dor mais intensa nos primeiros cinco dias, necessitando de analgésicos mais potentes. De modo geral, pode ocorrer manifestação dolorosa, mas que facilmente cederá com os analgésicos receitados.

16- Quando poderei tomar banho completo?

Já no dia seguinte, porem sem elevar muito os braços.

17- Quando poderei retomar a minha ginástica?

Geralmente após 1 mês de cirurgia você já poderá retornar a sua rotina normal de exercícios. Após 2 semanas você já poderá realizar caminhadas leves.

Resultados

18- Como ficarão minhas novas mamas, em relação à forma e consistência?

O formato dependerá da forma pregressa das mamas da paciente e do tipo de próteses mamarias utilizadas (perfil alto, baixo, anatômico, etc...). Quanto a consistência, as próteses de gel coesivo utilizadas atualmente possuem uma consistência muito parecida com a do tecido mamário e portanto são praticamente imperceptíveis ao toque.

19- Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da cirurgia? As mamas não ficarão caídas após algum tempo?

A grande vantagem dessa cirurgia é justamente você já poder notar o resultado imediatamente, porem somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva ( após cerca de 6 meses). As próteses de mama devem ser colocadas um pouco acima da posição ideal para compensar a ação da gravidade, pois as mesmas têm a tendência de cair com o passar do tempo, principalmente nos seis primeiros meses. Portanto, se colocarmos a protese de silicone na posição ideal, após 3 a 6 meses essas estarão um pouco caídas. Essa queda é maior, quanto maiores forem as próteses e quanto mais flácido seja o tecido da paciente. O cirurgião deve então analisar esses aspectos e explicar a paciente que haverá essa hiper correção e que ela sentirá que a prótese mamaria ficou um pouco mais alta no primeiro mês. Dessa forma, quando o tecido ceder elas cairão para posição ideal. Isso ocorre em torno de 3 a 6 meses.

20- Qual o tamanho certo para cada caso?

Talvez a dúvida mais freqüente, tanto do paciente quanto do médico seja qual o tamanho e forma ideais de prótese que devo colocar ? Esse realmente é o ponto mais delicado da cirurgia de implante de silicone nos seios. Primeiramente, deve-se ter uma conversa com seu cirurgião, que deverá tirar todas as suas dúvidas, avaliará seu perfil físico, psicológico, padrão de cicatrização e principalmente a proporcionalidade de suas formas. Ele também realizará várias fotos pré-operatórias e lhe mostrará diversos resultados antes/depois para melhor orientá-la nessa difícil escolha. Por fim, deve-se respeitar o desejo da paciente, ou seja, a decisão deve ser de certa forma democrática, porém com limitações, tentando sempre evitar exageros. “Um bom tamanho é aquele que se harmoniza com a silhueta e o contorno corporal e ninguém é capaz de dizer que se trata de prótese. Existe uma linha muito tênue, entre o exagero estético e a artificialidade”. O volume das próteses de silicone é medido em centímetros cúbicos (cc) comumente chamados de mililitros (ml). Existe uma variação enorme de tamanho de próteses que vai desde 60cc até 500cc. Os tamanhos de protese de silicone para aumento dos seios geralmente progridem de 30 em 30cc e os mais utilizados estão entre 200cc e 300cc.

21- Será que eu ficarei satisfeita com meu resultado?

O critério de satisfação é subjetivo , variando de pessoa para pessoa. Um tamanho de mama que para o cirurgião é o mais adequado pode não satisfazer a paciente. Uma conversa franca com seu medico, analise de fotos de casos anteriores e formas servirão para minimizar essas variações e tentar aproximar o que se espera do que pode ser oferecido. Pacientes com grau de exigência e expectativas irreais, devem ser orientadas a amadurecerem a idéia e às vezes até mesmo a não realizarem a cirurgia, pois nesses casos, independente do resultado que se ofereça, poderão ficar insatisfeitas, já que sua expectativa é irreal e não vai de encontro ao que pode ser oferecido.

Intercorrências e complicações da cirurgia de implante de protese de silicone nas mamas

22- O que é cápsula fibrosa? Qual a relação com o implante de silicone? Qual o tratamento se isso ocorrer?

A cápsula fibrosa é uma membrana que envolve qualquer tipo de "corpo estranho" introduzido no organismo, sendo formada pela resposta inflamatória do próprio organismo que tende a proteger o organismo contra esse corpo estranho. A intensidade da resposta inflamatória varia de pessoa para pessoa e determina o grau da contratura capsular, podendo ser influenciada pelo tipo de superfície do implante mamário (próteses lisas tem maior tendência a desenvolver a contratura do que as próteses de silicone texturizadas e de poliuretano). Ela envolve implantes de silicone usados em todas as áreas de atuação da medicina e não apenas os usados em cirurgia plástica. Num grau menor ela nem é notada, porém, num grau mais intenso, ela pode ser notada, sentida à palpação e até mesmo causar dor e deformidades. Nesses casos, podemos troca-la de posição (p.ex. abaixo do músculo), quebrar a cápsula ou remove-la, trocar o tipo de prótese, ou em casos mais graves ter que remover definitivamente as próteses ( nesse caso, o fabricante garante a troca da protese silicone). O risco de contratura é de 2 a 4% independente do cirurgião ou técnica utilizada. O tratamento no caso de ocorrencia da contratura capsular consiste primeiramente em quebrar a cápsula fibrosa ao redor da prótese de silicone, se não resolver poderemos trocar a localização das mesmas (p.ex. passar para baixo do músculo), trocar o tipo de prótese silicone (p. ex. texturizada por uma protese de poliuretano) ou em ultimo caso deveremos remover a(s) prótese(s), já que essa intercorrencia pode ser unilateral.

Fonte: Clínica Bioplástica

seja o primeiro a comentar!

^