domingo, 21 de fevereiro de 2010

Acabe com o incômodo "tchauzinho" nos braços


Se você é o tipo de pessoa que tem vergonha de levantar os braços para dar tchau para seus amigos saiba que esse medo agora pode ter seu final feliz. O cirurgião plástico Alexandre Barbosa fala sobre os benefícios de se fazer uma cirurgia plástica para a dar um fim ao incomodo “tchauzinho”.

Localizado na parte superior do braço, entre a axila e o cotovelo, o tríceps é um músculo que entrega a idade, os quilos a mais e a preguiça... “A região balança ao menor movimento pela falta natural de tonicidade, propensão ao acúmulo de gordura localizada e também pela ação da própria gravidade”, explica o cirurgião plástico Alexandre Barbosa, sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

Para manter os braços firmes, o ideal é tonificar o músculo com exercícios, pois a região ganha volume e a flacidez diminui. Mas quando apenas estas medidas não são mais eficazes é preciso recorrer à cirurgia plástica para retirar o excesso de pele. “Há algumas maneiras de se corrigir está imperfeição, como a lipoaspiração (um dos métodos que mais ajuda a eliminar a gordura localizada), a prótese de silicone (indicada para quem tem flacidez, mas não tem muita gordura) e o lifting de braços”, diz Alexandre. Porém, antes da intervenção cirúrgica é recomendado fazer pelo menos três meses de exercícios para garantir melhores resultados e corrigir apenas o que não foi possível eliminar naturalmente.

Segundo o médico, para eliminar grande quantidade de gordura localizada e obter resultados mais duradouros, a lipoaspiração é uma opção eficaz. “A não ser que haja aumento excessivo de peso, a gordura removida pelo método não volta mais”, explica Alexandre.

Com anestesia local, são feitos pequenas incisões na axila, por onde passa a cânula que irá aspirar a gordura. O procedimento leva cerca de 20 minutos de cada lado e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. “Para eliminar riscos de infecção e lesões graves, a lipoaspiração deve ser feita em ambiente cirúrgico e por um cirurgião plástico credenciado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois a região das axilas tem nervos e vasos importantes que não podem ser afetados", recomenda o médico. No pós-operatório, a região é comprimida com esparadrapo elástico por cinco a sete dias para evitar inchaços e equimoses.

Com a colocação da prótese de silicone, corrige a flacidez leve dando um tom de braço modelado em academia. Mas somente os casos menos severos podem ser corrigidos com essa técnica. Se a flacidez estiver avançada a aplicação da prótese pode piorar a situação. Ela só é indicada para pessoas que querem dar forma e definir os músculos da região do braço.

O bom dessa cirurgia plástica é que tanto homens quanto mulheres podem realizar. Mas como em toda cirurgia os riscos devem ser evitados. “Exames pré-cirúrgicos devem ser solicitados pelo cirurgião como hemograma completo, raio-x de várias partes do corpo e o famoso risco-cirúrgico”, salienta Alexandre.

A maior parte das pessoas que procuram por essa técnica são os praticantes de esportes que buscam uma definição do corpo querendo dar um acabamento daquilo que é iniciado na academia. A prática é realizada por meio de uma pequena incisão próximo à axila por onde a prótese será inserida por debaixo do músculo do braço. Em alguns casos pode-se realizar a cirurgia somente com anestesia local, em outros o cirurgião solicitará uma anestesia geral.

Os implantes são feitos de silicones, parecidos com os colocados nas mamas. Mas no caso dessa região a metragem é diferenciada, não sendo feita por mililitros e sim por tamanho. De acordo com o molde que o paciente quiser dar ele tem a opção de escolher entre o pequeno, o médio ou o grande. O resultado final fica bastante natural, a região fica valorizada ganhando contornos definidos deixando a maior parte dos pacientes feliz com a implementação da prótese de tríceps. A cicatriz que fica é bem pequena e o repouso pós-operatório leva em torno de 45 dias. Os 15 primeiros são os mais difíceis, pois a adaptação ao "novo braço" pode dificultar os movimentos.

Depois desse período o processo de inchaço melhora e com mais ou menos 180 dias já é possível ver o resultado final. Como em toda cirurgia plástica é proibido ficar exposto ao sol, dirigir, realizar movimentos bruscos ou levantar objetos pesados até a recuperação total.

A parte posterior dos braços é uma região normalmente pouco exercitada, daí a tendência a acumular gordura, associada com flacidez e perda muscular. A flacidez desta região ocorre principalmente por envelhecimento e emagrecimento, afetando mais as mulheres a partir dos 45 anos.

A prática de exercícios regulares e direcionados aos músculos desta região melhoram bastante o aspecto estético dos braços, porém, se a flacidez já estiver em um grau muito elevado, os exercícios não irão resolver, sendo a plástica dos braços a única alternativa para melhorar a aparência estética deste local que tanto incomoda a maioria das pessoas.

A plástica de braço recebe o nome de dermolipectomia braquial ou braquioplastia. “É uma cirurgia na qual deve-se avaliar a relação custo-benefício. Ou seja, se a pessoa está incomodada com o aspecto antiestético dos braços, deve decidir se faz a cirurgia, sabendo que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente. Embora a cicatriz seja demarcada para ficar na face interna, sempre irá aparecer ao levantar os braços”, alerta Alexandre.

Para quem tem braço gordo, sem flacidez e ainda é jovem, a melhor indicação é a lipoaspiração, já que a retração da pele na juventude é boa. A lipoaspiração porém não é indicada em pessoas de mais idade, pois a retirada da gordura irá aumentar a flacidez da pele. Nesta cirurgia, em situações mais simples, a remoção da pele pode ser feita por meio de uma incisão somente na axila. Quando há um maior excesso de flacidez, a cicatriz vai da axila até o cotovelo, sendo feita pelo lado interno do braço.

Tanto a lipoaspiração como a braquioplastia podem ser realizadas com anestesia local e sedação ou então com anestesia geral. O período de internação é de 24 horas. Em alguns casos, pode-se sair no mesmo dia, a critério do cirurgião.

Por Alexandre Barbosa
Dr. Alexandre Barbosa formou-se em Medicina pela PUC Campinas, em 1991. Fez residência em cirurgia geral e plástica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e se tornou especialista em cirurgia plástica em 1996. Atualmente, é sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

Fonte:

seja o primeiro a comentar!

^