terça-feira, 5 de maio de 2009

Mentoplastia (cirurgia de queixo): Perguntas e Respostas

Onde se localizam as cicatrizes ?
Poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz.

Qual o tipo de anestesia ?

Geralmente esta cirurgia é indicada em pacientes adultos. Se se tratar de correção exclusivamente do mento, a anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso). Se associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.

Como é a peça de silicone que será introduzida ?

O cirurgião geralmente modela a peça ou se utiliza de peças pré-moldadas (existem vários tamanhos, que poderia ser apresentadas ao (à) paciente durante as entrevistas pré-operatórias.

O silicone é perigoso ? Não poderá ocasionar câncer ?

Há mais de 35 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena do silicone. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça. Quando isto acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a peça mediante simples cirurgia sob anestesia local, sem ficar qualquer seqüela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova peça. O Silicone, na forma líquida, é condenado para uso médico.

Há dor no pós operatório ?
Geralmente não. Mesmo que ocorra um discreto desconforto, poderemos neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns.

E os curativos ?
Costuma-se fazer um tipo de curativo local de manutenção com fins de ajudar a manter a prótese fixada. Além do mais, este curativo serve de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

Quantos dias deverei ficar de repouso ?

Dependendo da atividade, apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 4 a 5 dias, sem contudo necessitar-se de repouso absoluto.

Qual o maior cuidado que se deve tomar antes da cirurgia ?
Informar ao seu cirurgião plástico quanto à intercorrência de algum dente, principalmente da arcada inferior, infeccionado ou inflamado. Caso ocorra esta eventualidade, solicite de seu dentista que a trate, antes mesmo de procurar seu médico para a cirurgia de mentoplastia de aumento.

Minha fisionomia mudará muito com essa cirurgia ?

Não deverá ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

Essa cirurgia poderá ser associada à Rinoplastia ?

Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face.

Recomendações sobre a Mentoplastia estética:

PRÉ- OPERATÓRIO:

Comunicar-se com seu cirurgião plástico, até a véspera da cirurgia, em caso de viroses, infecções dentárias, afecção da garganta, etc.

Internar-se no hospital ou clínica especializada, no dia e hora indicados na guia de internação.

Em caso de anestesia geral, manter o jejum. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia.

Compareçer acompanhado à internação.


PÓS-OPERATÓRIO

Evitar friagem, sol e traumatismos locais no pós-operatório.

Retornar ao consultório nos dias e horários estabelecidos.

Escovar os dentes com escova macia.

Obedecer à prescrição médica.

Não se preocupar com o inchaço natural do queixo, que poderá persistir por algumas semanas.

Evitar alimentos sólidos que exijam mastigação intensa nos primeiros dias. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovoe ) e vitaminas (frutas)..

1 comentário

Unknown disse...

Qual o valor aproximado de uma mentoplastia, por favor, preciso saber se está dentro das minhas possibilidades. obgada

Postar um comentário

^