quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cirurgia plástica em adolescentes !


Cirurgia plástica em adolescentes, necessidade ou vaidade?

O período da adolescência, de acordo com definição da OMS - Organização Mundial da Saúde), vai dos 10 aos 20 anos e compreende o período de transição entre a infância e a idade adulta. É um tempo marcado por diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais - muitas adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação e dúvidas, principalmente, com o corpo, ainda mais numa sociedade onde existe uma busca desenfreada pela perfeição estética. O descontentamento com as características corporais tem impelido muitas garotas a buscarem na cirurgia plástica a solução para o seu 'problema'. De acordo com uma pesquisa DataFolha, feita para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP, tem crescido a procura de cirurgias plásticas estéticas entre as adolescentes. Mas, qual o impacto dessa situação? Como os pais podem lidar com esse desejo de seus filhos?

"Entre os fatores que influenciam as adolescentes a recorrerem à cirurgia plástica estão a opinião de amigos e o padrão de beleza que é imposto, no dia-a-dia por desfiles de moda, novelas e campanhas publicitárias, levando essas garotas a desejarem ter um corpo perfeito", avalia Dr. Alan Landecker (CRM-SP 87.043), Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e autor do livro Cirurgia Plástica - Manual do Paciente.

Mas se submeter a uma cirurgia plástica nesta fase é realmente uma necessidade física ou é pura vaidade, satisfação do ego? Na opinião do especialista é necessário avaliar o tipo de cirurgia que a adolescente deseja, idade, maturidade corporal e emocional, já que as cirurgias mais procuradas são mama, lipoaspiração, nariz e orelha.

Leia abaixo entrevista e confira as considerações do Dr. Alan Landecker sobre o assunto.

1- Quais os tipos de cirurgias plásticas mais procuradas pelas adolescentes?

Hoje, as mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia (orelhas em abano).

2- Destas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde, e quais são para satisfazer a vaidade?

Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, porque ela corrige problemas funcionais que afetam a respiração do paciente. Eventualmente, a redução da mama é procurada por adolescentes com problemas de coluna.

3- Na sua opinião, quais fatores influenciam uma adolescente na procura de uma cirurgia plástica?

Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a auto-estima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica, porque ela é um procedimento que realça alguma parte do corpo e, com isso, a auto-estima tende a crescer, proporcionando mais segurança. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos.

5- Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?

Os mesmos riscos eminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista, e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente tem problemas de auto-imagem dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica. O distúrbio psicológico precisa ser inicialmente tratado. É fundamental que a estrutura psicológica da adolescente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia irá proporcionar. Por isso, antes de qualquer decisão, o médico deve analisar se as expectativas são realistas e se a adolescente está saudável, física e emocionalmente.

6- No caso de uma adolescente com 15 anos que já foi obesa e deseja ter um corpo mais torneado, a qual tipo de cirurgia plástica ela pode se submeter ou é indicado aguardar a idade de 18/19 anos para a realização?

Ela precisa esperar até os 18 anos, porque ela está passando por uma fase de maturidade emocional e física. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.


7- No caso de uma adolescente, com menos de 16 anos, querer colocar prótese mamária, porque tem mamas muito pequenas, ela corre algum risco de interferência na saúde, já que seu corpo ainda está em formação?

O ideal é aguardar o pleno amadurecimento do corpo e das glândulas mamárias, o que ocorre por volta dos 18 anos.

8- Qual conselho você daria a uma adolescente que deseja realizar uma cirurgia plástica somente para satisfazer o ego?

A plástica deve ser feita no momento em que há plena compreensão dos riscos, maturidade de personalidade para encarar as fases do procedimento, porque a preparação e o pós-operatório de qualquer cirurgia plástica exigem disciplina. Sem contar que a região a ser operada tem que estar em condições ideais, tem que ter uma indicação muito precisa para aquele determinado procedimento.

Fonte: Portal Ligse-Circuito Fashion

seja o primeiro a comentar!

^