segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mastopexia: Cirurgia plástica para levantamento de seios caídos (flácidos)

Mastopexia ( Breast Lift )

Nome técnico cirurgico: Mastopexia ou Breast Lift
Parte do corpo: seios caídos ( flácidos )
Idade mínima: a partir dos 15 anos; ptose após gravidez
Anestesia utilizada: geral (na grande maioria dos casos) ou peridural
Duração media da cirurgia: em média 2-4 horas
Internação no hospital: média de 8 a 24 horas
Cicatriz cirúrgica : em forma de T invertido (+ comum) ou L ou I
Pré-operatório: exames de laboratório e fotos pré operatórias
Pós-operatório: curativo durante 24 horas e o uso de sutiã especial para mastopexia durante dois meses ( dia e a noite). O curativo é retirado pelo cirurgião após 7 dias.

Muitas mulheres apresentam um aumento exagerado dos seios, que podem ocorrer devido a diversos fatores. A Mastopexia ( breast lift - cirurgia plástica para levantamento dos seios ) é a cirurgia plástica indicada para correção de mamas muito flácidas ou ptosadas (caídos) que podem aparecer depois de uma gravidez ou mesmo após grandes emagrecimentos.

A mastopexia ou breast lift objetiva levantar os seios,removendo o excesso de pele e remontando as mamas ptosadas. A intervenção cirúrgica está indicada a partir dos 15 anos, pois nessa idade o desenvolvimento já atingiu seu máximo. A cirurgia de mastopexia dos seios é relativamente simples e dura cerca de duas horas. A técnica mais utilizada para redução do volume dos seios envolve a cirurgia do "T invertido",como ocorre na mamoplastia redutora, porem no caso do breast lift, somente a pele flácida é removida, preservando o tecido mamário.

Alguns exemplos onde estaria indicado a mastopexia ( cirurgia levantar seios )



Outra indicação da cirurgia de mastopexia ( breast lift ) é para pacientes que objetivam aumentar o volume dos seios, mas que possuem uma grande queda mamária (excesso de flacidez mamária) . Nesses casos de seios com pouco volume e excessivamente flácidos, se for realizado apenas o implante de prótese mamária de silicone , os seios permanecerão ptosados ( flacidos ), sendo que muitas vezes, essa queda pode até mesmo ser acentuada após a colocação da prótese de silicone nos seios. Ao associar a mastopexia ( breast lift ) e inclusão de prótese mamária de silicone, pode-se chegar a um resultado estético mais adequado para essa paciente, com mamas projetadas e firmes, como mostrado na ilustração a seguir.



* ilustração de cirurgia de breast lift (remoção de pele para levantamento dos seios), montagem das mamas e inclusão de próteses mamárias de silicone.

Nesses casos , o mais recomendado é realizar primeiramente a mastopexia ( levantamento dos seios ) e posteriormente ( cerca de 3 meses depois ) o implante de silicone nos seios. Além de maior segurança para paciente, os resultados estéticos geralmente são melhores, quando se realiza a mastopexia e implante de silicone em 2 etapas. Isso porque as 2 cirurgias agem de forma diretamente contrária, quando realizadas simultaneamente. Enquanto a mastopexia leva o seio a ficar mais compacto e firme, o implante de silicone tende a expandir e aumentar os seios, o que poderia, por exemplo, levar a um indesejável alargamento da cicatriz da mastopexia, devido a pressão exercida pela prótese de silicone sobre a ferida cirúrgica que ainda não se encontra cicatrizada.

Entretanto, em casos especiais, como em pacientes que necessitem apenas de um pequeno levantamento ou implante de pequeno volume , os dois procedimentos ( mastopexia + implante ) podem ser realizados simultanemente . Exatamente por isso a consulta de avaliação pré operatória é tão importante. Em sua consulta de avaliação de cirurgia plástica em nossa clínica, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e anseios a respeito de sua cirurgia plástica dos seios. Nossa equipe médica está pronta para ouvi-la e lhe oferecer as melhores opções em cirurgia plástica para obtenção dos seios que você sempre sonhou.

Será que eu tenho indicação para mastopexia ?

Uma forma relativamente simples de se responder essa pergunta seria a realização do " teste do lápis" pela própria paciente . Para realizar esse teste, primeiramente fique em pé de frente para o espelho. Levante seu seio com uma mão e coloque o lápis ou caneta , horizontalmente na linha infra mamária ( linha natural abaixo dos seios ). Solte o seio e o lápis.



Caso o lápis permaneça no local, provavelmente a paciente possui flacidez na região, estando indicada a cirurgia de mastopexia. Cabe ressaltar esse teste dá apenas uma idéia para indicação do procedimento, não sendo um substituto para sua consulta com o cirurgião , que poderá lhe detalhar suas reais necessidades para realização de uma cirurgia de levantamento de seios.

Curativo pós cirurgia de mastopexia

Ao final da cirurgia de levantamento dos seios, é realizado um curativo compressivo especial e por cima é colocado o sutiã compressivo pós-operatório. (ver cuidados pós-operatórios)



Fonte: Clínica Bioplástica

3 comentários

Laura Maria disse...

Qual preço médio dessa cirurgia?

Unknown disse...

Qual é o valor dessa cirurgia ?

Unknown disse...

Fiz implante mamario Maio de 2012. Meus seios estao um pouco caidos e um parece levemente mais caido que o outro. O que devo fazer??

Postar um comentário

^