Nas sociedades industrializadas, os seios são o grande atrativo da mulher e, por isto mesmo, a sua grande fonte de preocupação. Bilhões de dólares são gastos atualmente em procedimentos cosméticos e cirúrgicos para devolver aos seios o sex appeal necessário para o enquadramento nos padrões estéticos contemporâneos, caracterizados cada vez mais pelo culto ao corpo feminino adolescente.
1- O que são seios caídos?
Os seios caídos são o resultado do processo natural de envelhecimento, mas não só isto, também pode ser encarado como um sintoma do processo de maturidade sexual, deflagrado na plenitude da idade adulta. O conceito de seios caídos vai desde os bonitos, até os extremamente flácidos, tudo depende do meio em que a mulher vive, do seu tipo de relação com o corpo e da aceitação incondicional dos estereótipos de beleza.
O conceito de seios caídos varia no espaço e no tempo e depende do grau de erotização que uma determinada sociedade humana dá a eles. Entre os indígenas e aborígenes, esta noção não tem qualquer sentido porque o valor erótico que eles dão às mamas é nulo.
Contrariamente, na sociedade de consumo os seios redondos, cheios e empinados adquirem uma importância que extrapola qualquer valor razoável, o que move milhares de mulheres sem qualquer problema de ordem estética às mesas de cirurgia, porque são impulsionadas pela busca compulsiva do corpo perfeito.
2- A amamentação faz o seios caírem?
Estudos recentes realizados na Universidade de Kentucky e chefiados pelo cirurgião plástico Dr. Brian Rinker sugerem que não há correlações diretas ente os episódios de amamentação e a decadência dos seios. O Dr. Rinker encontrou mais relações entre o vício de fumar e a flacidez do que entre a amamentação e seios caídos. O estudo ressalta que em casos de múltiplos filhos a coisa pode mudar de figura.
3- O tabaco deixa os seios flácidos?
Mais uma prova contundente de que o fumo não só mata as pessoas, como as deixa mais feias e velhas. O Dr. Rinker enfatizou a estreita conexão entre seios caídos e o tabagismo, porque o cigarro tem o poder de quebrar uma proteína constituinte da pele chamada elastina, que é o que confere à pele jovem a elasticidade e a bela aparência e, adicionalmente, é um fator que possibilita a sustentação dos seios.
4- O sutiã ajuda a manter os seios firmes?
Sim e não. Se por um lado os ligamentos que mantém a firmeza dos seios precisam ser exercitados diariamente, por outro, estes mesmos ligamentos sofrem rupturas quando o seio é submetido a balanços violentos. O recomendável é que a mulher nem passe a usar sutiã 24 horas por dia e nem deixe de usá-lo. O uso ou não vai depender do tipo de atividade que a mulher está exercendo no momento. Para evitar a atrofia dos tendões responsáveis pela suspensão dos seios, não é recomendável que a mulher use sutiã todo o tempo e muito menos ao dormir.
5- A corrida pode fazer os seios caírem?
Sim. As mulheres que praticam exercícios de corrida e ginástica aeróbica precisam tomar um extremo cuidado com tipo de sutiã a ser usado. Ele deve ser projetado especialmente para exercícios físicos de modo a evitar oscilações muito radicais que vão romper os ligamentos que dão consistência aos seios.
6- O que é a involução dos seios?
Quando as mulheres amamentam, as suas glândulas mamárias se intumescem num processo natural. Quando param de amamentar, algumas mulheres experimentam um “murchamento” dos seus seios, principalmente aquelas que tinham seios pequenos antes da gravidez. A dimensão da involução das glândulas mamárias pode causar o efeito “ovo frito”, ou seja, mamas pequenas, murchas e caídas. Felizmente este efeito terrível não é a regra.
7- Como posso manter os seios firmes através da alimentação?
Quem tem a sua dieta à base de lixo (fast-food), refrigerantes, bebe e fuma, não pode nutrir esperanças de que vai escapar do envelhecimento precoce. Caso você queira mudar o seu padrão alimentar, aqui vão algumas dicas:
Seios saudáveis e bonitos dependem exclusivamente da saúde da pele e dos ligamentos localizados abaixo dela. Então, alimentos ricos em vitamina C são essenciais para a síntese do colágeno, assim como a ingestão de óleos não saturados que vão evitar o ressecamento da pele. Ademais, uma dieta rica em vitaminas é a condição sine qua non para a boa saúde da pele, logo essencial para levar os seios empinados para além dos 40 anos.
8- Os homens perdem a atração sexual por mulheres com seios caídos?
Há duas classes de homens. Os unicamente interessados no corpo vão preferir o usufruto eterno do frescor da juventude. Logo, estes rejeitarão terminantemente qualquer sintoma de envelhecimento. A outra classe masculina, além de se atrair pela mulher como um todo, em seus encantos físicos e psicológicos de mulher madura, não se ressente dos efeitos do tempo sobre as formas femininas.
9- O que posso fazer para retardar o máximo possível o decaimento dos seios?
Algumas coisas são catastróficas para a saúde dos seios: sol em excesso, uso intensivo de sutiãs, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse, etc. Os exercícios devem ser no sentido de manter os músculos peitorais tonificados e um dos melhores para isto é a realização de seqüências de movimentos com os braços como se fosse voar. Com a idade, os condutos lácteos vão sendo substituídos por gordura, o que gera a flacidez. O objetivo dos exercícios peitorais é substituir este superavit gorduroso por músculos.
10- Uma vez caídos, há algum método natural para levantar novamente os seios?
Não, pelo menos se formos levar à risca o conceito estrito de seios caídos, que significa aqueles que perderam muita massa, seja em consequência do efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda), seja como resultado da amamentação em mulheres que já tinham seios pequenos. Devolver a forma e a massa que já não existem é uma tarefa que só pode ser realizada pela cirurgia plástica.
Por Isaias Malta
Fontes:
What causes sagging of breasts?
Bras Don't Support Bouncing Breasts, Study Finds.
Breast-feeding isn't such a drag on breasts, Study says nursing isn't the culprit, but smoking has droopy side effect.
Saggy Breasts A Nonsurgical Lift.
Controle sua saciedade com o SLENDESTA
Há 13 anos
seja o primeiro a comentar!