Você já tentou de tudo: cremes, dietas, academia e inumeros tratamentos estéticos. Mesmo assim, aquele incoveniente efeito de casca de laranja insiste em não desaparecer. Um terror para quase 100% das mulheres, a celulite não é considerada um problema estético e sim, uma doença do tecido subcutaneo.A celulite, é descrita como sendo depósitos irregulares de gordura, formando saliências e depressões nas regiões dos glúteos, coxas, abdome e braços.
A sua principal causa é o acumulo de tecido adiposo ( gordura ) e pouco músculo. Acomete os tecidos subcutâneos e conjuntivos, entre a pele e o músculo, causando nódulos, acúmulo de líquidos, alterações nas células gordurosas e até dor, afetando os pequenos vasos sangüíneos e linfáticos. A celulite ataca exatamente o que as mulheres tem de mais sensual: bumbum, pernas, abdômen (e até os braços!), podendo deixar a pele com ondulações, com aquele aspecto desagradável de casca de laranja, ou, pior, com aspecto de queijo suíço, cheia de furinhos. Essa deformação estética da celulite, que gera a aparência de casca de laranja nas coxas e bumbum , representa a soma de várias alterações no tecido subcutâneo.
Essas alterações podem aparecer devido a uma nutrição deficiente das células que dão firmeza e sustentam o subcutâneo. O processo de menor oxigenação pode levar a morte celular e a célula que morre é substituída por tecido fibroso que irá provocar pequenas depressões no tegumento cutâneo. Outro problema causador da celulite se refere a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, como doces e chocolates, que levam a multiplicação das celulas adiposas debaixo da pele, formando verdadeiras ilhas de gordura que irão deformar a pele.
Se você sofre com os “furinhos” da celulite, não está sozinha neste mundo, pois 98% das mulheres têm ou terão celulite um dia. Mulheres em geral, jovens e de meia idade, magras ou com excesso de peso são as mais atingidas, sendo que homens também podem apresentar celulite, porém em uma freqüência bem menor.
Causas da celulite :A celulite está ligada a fatores hereditários e sua principal causa está relacionada ao hormônio estrogenio, presente principalmente nas mulheres. Em épocas onde há aumento na produção desse hormônio como gravidez, amamentação, menstruação, pré menopausa e no uso de anticoncepcionais, a celulite pode se agravar. A falta de atividade física e uma dieta inadequada rica em gorduras, também irão contribuir para o aparecimento desta incomoda companheira.
Tratamento definitivo contra celulite :
Embora existam inumeros tratamentos e cremes milagrosos para combater a celulite, poucos possuem eficacia realmente comprovada. Entre as opções medicas realmente eficazes para tratamento da celulite, dispomos atualmente da carboxiterapia e intradermoterapia associada ao ultra som para os casos mais leves de celulite ( estagios 1 e 2) e, nos casos mais graves ( estagios 3 e 4 ) esta indicada a cirurgia de SUBCISION para celulite, realizada totalmente com anestesia local, associada com o preenchimento dos “furinhos e depressões” com gordura autologa, no mesmo procedimento . Veja a seguir mais detalhes sobre os procedimentos mais eficazes no combate a celulite :
ULTRA SOM + INTRADERMOTERAPIA : Nesse procedimento se utiliza o ultrassom de alta potência, associado ao tratamento intradérmico com carnitina, desoxicolato e tiratricol, que levarão a diminuição da gordura localizada e celulite na area tratada. O funcionamento do ultra som se baseia na emissão de ondas ultra sonicas produzidas por um cristal de quartzo na ponteira do aparelho, que provocam vibrações nas células de gordura capazes de quebrar as traves fibrosas responsaveis pelas depressões da celulite. São necessario pelo menos 8-10 sessões semanais para tratamento da celulite grau 1 e 2..
CARBOXITERAPIA : É um dos tratamentos mais modernos para celulite. Na carboxiterapia, o gás carbônico é injetado no subcutaneo, estimulando a formação de colágeno e aumentando a firmeza da camada superficial da pele. Alem disso, a carboxiterapia ajuda a nutrir melhor as células e faz uma espécie de drenagem linfática, diminuindo o inchaço e, por conseqüência, a celulite associada à retenção líquida. É indicada principalmente, para tratamento dos casos mais leves de celulite ( graus 1 e 2, onde se observa a celulite principalmente quando se comprime a área afetada ).
SUBCISION ( “ CIRURGIA CELULITE “ ) : O subcision se refere a uma pequena cirurgia ambulatorial realizada na própria clínica com anestesia local, sendo o paciente liberado logo apos o procedimento, sem necessidade de internação. Com uma agulha especial, introduzida abaixo da pele, no local da depressão da celulite, cortam-se as traves fibrosas dérmicas, que puxam a pele para baixo, dando aquele aspecto de casca de laranja tipico da celulite.. Quando essas traves fibrosas são cortadas, a pele fica solta e tende a recuperar o seu relevo plano. O subcision é indicado para tratamento da celulite em estagios mais avançados ( grau 3 e 4 ), onde se percebe as depressões da celulite mesmo com o paciente deitado. Em alguns casos , onde as depressões da celulite são mais profundas, pode ser necessario o preenchimento conjunto das depressões com gordura do proprio paciente, ou biomateriais como acido hialuronico ou PMMA, para complementar o resultado.
Por esse motivo , o procedimento deve ser realizado, quando se pensar em realizar lipoaspiração em outras regioes como flancos e costas, de modo que a gordura retirada dessas regioes, possa ser utilizada para preencher as depressões mais profundas da celulite. Segundo estudo publicado no respeitado American Jounal of Aesthetic Surgery envolvendo cerca de 500 pacientes, 95% das mulheres que passaram pelo procedimento apresentaram melhora visivel da celulite logo após o procedimento.
Fonte:
BioplásticaAcompanhe nossas novidades pelo
twitter.
seja o primeiro a comentar!