segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pesquisa diz que mulheres envelhecem como suas mães


Sabe aquele dito popular que reza que para saber como sua namorada ou pretendente ficará quando envelhecer é só olhar para a mãe?

Cientistas americanos conseguiram provar que é verdade. Mães e filhas apresentam o mesmo padrão de enrugamento à medida que vão envelhecendo.

Conduzida pelo Dr. Matthew Camp da Loma Linda University Medical Center na California, a pesquisa utilizou equipamentos de última geração em escaneamento e desenvolvimento de imagens em 3D para analisar a composição facial de 10 duplas de mães e filhas, de 15 a 90 anos de idades.

Foi verificado então que a pele e os tecidos finos, especialmente ao redor dos olhos, mostraram o mesmo padrão de desgaste e perda de elasticidade. Essa similaridade fica mais aparente quando a filha alcança a faixa dos 30 anos de idade.

O estudo, inédito nessa área, foi apresentado na reunião da Associação Americana de Cirurgia Plástica em Seattle nos Estados Unidos.

O Brasil é um dos campeões mundiais de cirurgias plásticas no mundo, sendo que mais de 70% são realizados com objetivos estéticos. As cirurgias para correções nas pálpebras, que com o decorrer da idade perdem a elasticidade e os músculos se tornam mais soltos, representam 9% do total de intervenções deste tipo, perdendo para o aumento das mamas, a lipoaspiração e as cirurgias no abdomen.

As mulheres ainda são as principais utilizadoras do bisturi para conseguir voltar a ter a beleza de outrora, mas os homens estão aumentadno sua participação gradualmente.

Segundo Norman Waterhouse, ex-presidente da Associação Britânica de Cirurgia Plástica Estética, as mulheres acreditam que envelhecem mais acentuadamente que os homens.
Na verdade, segundo o especialistas, essa percepção acontece porque o formato do rosto feminino se altera no decorrer do tempo.
Quando são jovens, as moçoilas possuem um rosto mais oval e com a passagem dos anos, ele se torna mais quadrado. Já nos marmanjos o formato não se altera.

Fonte: Terra

seja o primeiro a comentar!

^