quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Segredos de uma face jovem


Acompanhe-nos também pelo TWITTER.

À medida que passa o tempo, por ação de alguns fatores a face adquire um aspecto envelhecido , em graus variáveis, dependendo de cada organismo. Fatores externos ou do habitat de cada ser humano contribuem para este envelhecimento.O sol atua na pele como um grande vilão. Seu efeito e cumulativo e normalmente se manifesta de forma abrupta ao redor do 40 50 anos de idade. Faz com que a pele perca sua elasticidade , diminuindo as camadas de colágeno, o que causa o aparecimento de rugas e flacidez cutânea.

O estímulo constante da melanina, de forma desordenada,cria manchas na pele e este processo chamamos de FOTOENVELHECIMENTO DA PELE. Outros fatores externos como a alimentação, a desidratação,a carência de nutrientes como vitaminas e oligoelementos também a oscilação de peso ,contribuem para o envelhecimento cutâneo de um modo geral.

Mas de qualquer forma um fator importantíssimo na determinação do envelhecimento facial é a própria genética.Estruturas ósseas da face, presença de diferentes quantidades de tecido gorduroso e muscular fazem com que a face envelheça mais ou menos rapidamente.Como por exemplo, pessoas que tem uma estrutura óssea mais proeminente demoram mais para aparentar a idade pois é um tecido denso que não sofre a queda pela ação da gravidade. De uma maneira geral o rosto jovem tem um aspecto triangular onde a cauda do supercílio é elevada, o volume da bochecha proeminente e a mandíbula tem seu contorno marcado. Aspecto estético importante é o nível e forma das sobrancelhas, que estabelece a estética periorbitária e da testa.

Valores normativos definem a posição normal das sobrancelhas.Estudos científicos antropométricos em pacientes jovens definiram que a medida do ponto médio da pupila até a parte superior das sobrancelhas tem 2,5 cm com espectro de 2,3 a 2,9 cm e a parte superior da sobrancelha até a linha de implantação dos cabelos tem 4,8cm variando de 4 a 7 cm . A forma das sobrancelhas varia de um modo geral em três tipos: retas (60%), curvas (20%) onde a parte central é mais elevada em relação aos cantos internos e externos que estão ao mesmo nível e arqueada (20%) onde o canto lateral é ligeiramente mais elevado.

Os tipos mais atrativos, no conceito estético deste estudo conduzido por um autor americano são a arqueada e a ligeiramente curva considerando-se que o supercílio retificado com o terço lateral mais elevado é um dos critérios estéticos de beleza . Com o tempo,todos os tecidos do organismo tem uma perda da elasticidade e do tônus.Na área dos olhos temos a queda dos supercílios,do canto externo dos olhos, e o aparecimento das bolsas de gordura que dão à face o aspecto de cansaço, ou tristeza.O centro oval da face é responsável pela expressão facial. Na região do pescoço e do canto da boca também temos a descida dos tecidos que faz perder o contorno do pescoço. Na região do pescoço temos 6 aspectos que são importante a serem considerados no rejuvenescimento ,e devem ser recuperados para termosaspecto facial natural e dentro de padrões estéticos aceitáveis.Assim, as técnicas de cirurgia de face moderna evitam os estiramentos de pele, e buscam mais a suspensão da face o que dá um resultado muito mais natural.

Como por exemplo a videocirurgia, que permite uma elevação dos supercílios e bochechas com cortes praticamente invisíveis.Mesmo as técnicas de lifting convencional atuam mais sobre a musculatura. Assim buscamos restaurar o aspecto triangular da face em contraposição ao aspecto quadrangular que ocorre pela queda dos tecidos. Retrocedemos no tempo alguns anos,mas logicamente que apenas atrasamos o relógio, ele continua andando, e o paciente precisa estar atento para cuidar da pele permanentemente a fim de postergar a ação do tempo ou preservar a cirurgia que foi realizada.

A tecnologia dos lasers evolui rapidamente, e são excelentes aliados hoje para os tratamentos da face. Desde lasers que tiram manchas, pêlos indesejados, até os que estimulam o colágeno e preservam a jovialidade cutânea. Os cosméticos têm hoje uma tecnologia avançada e também permitem manter o aspecto jovem da pele. Por isso é importante buscar orientação precoce . Uma boa dica simples e eficiente é utilizar durante o dia o filtro solar com fator de proteção entre 40 e 60 e a noite um creme rejuvenescedor com base no acido retinoico ou vitamina C. É uma boa dica, pois é o que realmente temos comprovação cientifica que funciona. A Alimentação adequada e saudável, atividade física, hidratação ,boas horas de sono e evitar o estresse continuam como sempre contribuindo não somente para a beleza mas também para a saúde.

Dr Carlos Casagrande – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ( SBCP) Regente do Capitulo de Videoendoscopia da SBCP. Membro da International Society os Aethetic Plastic Surgery ( ISAPS)

Fonte: Revista VEJA

seja o primeiro a comentar!

^