quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tudo sobre a Bioplastia

A Bioplastia , além de rejuvenescer e embelezar, retarda o processo de envelhecimento pela sustentação que o biomaterial implantado gera ao nível muscular. E seu uso tem se estendido a áreas além da face, já tendo se tornado procedimento de eleição para aumentar ou levantar o bumbum, engrossar as pernas e aumentar os peitorais, braços e o pênis. Por ser a Bioplastia um procedimento minimamente invasivo, o paciente, na grande maioria dos casos, pode levar “vida normal”, qualquer que tenha sido a área tratada. E quando dizemos “vida normal”, é normal mesmo, pois a Bioplastia não requer internação hospitalar e constitui um procedimento tão simples quanto ir ao dentista. Após a aplicação, o retorno para casa é imediato. Aliás, é comum pacientes de outras localidades saírem da clínica e irem diretamente para o aeroporto, e em geral, sozinhos. É importante ressaltar que a Bioplastia , como não tem cortes, pode ser realizada no verão ou em qualquer outra estação do ano.

A Bioplastia apresenta resultados duradouros e pode ser complementada à medida que o paciente sinta necessidade, até porque a Bioplastia atrasa o relógio, mas não detém a marcha do tempo. Os efeitos da perda de volumes voltarão a ser sentidos em algum momento e, quando isso acontecer, outra Bioplastia complementar é recomendada como a alternativa mais natural para repor o volume perdido com o tempo, sem qualquer contraindicação.

Falando sobre a técnica

A Bioplastia é uma técnica interativa que consiste no implante de biomateriais ( PMMA -microesferas de polimetilmetacrilato), que estimulam a formação de colágeno da própria pessoa. O PMMA é implantado através de uma microcânula que não provoca lesões nos tecidos. É feito um botão anestésico na pele com um anestésico igual ao que é utilizado pelos dentistas, onde é feito um furinho superficial na pele com a pontinha de uma agulha, por onde a microcânula penetra.

O polimetilmetacrilato (PMMA), material utilizado na Bioplastia , foi sintetizado na Alemanha em 1902. Entre outras aplicações, o produto é usado como cimento ósseo em próteses de fêmur há mais de 60 anos e também na confecção de lentes intraoculares (lentes que são implantadas dentro do globo ocular) e marca-passo cardíaco. Na forma de microesferas, como implante, o PMMA é utilizado há mais de vinte anos. Nesse período, mais de um milhão de pessoas já foram submetidas a implantes de PMMA, sem o registro de casos de migração da substância para outros órgãos, comprovando a eficácia e a segurança do método. Portanto, não há riscos envolvendo, quando o biomaterial é de boa procedência e tem registro ANVISA . É de suma importância que a técnica seja aplicada por profissionais competentes, habilitados para isso — nesse aspecto é que deve realmente haver preocupação quanto à segurança.

Apesar de a Bioplastia ser um procedimento médico não cirúrgico, ela deve ser realizada apenas por médicos. Como se trata de uma técnica relativamente simples, cuja prática não requer o aparato de um centro cirúrgico, pode ser que profissionais não qualificados venham a praticá-la, colocando os pacientes em risco. Por isso, recomendamos a quem quiser submeter-se ao procedimento que procure um profissional habilitado. A propósito disso, há mais de uma década o Dr. Nácul vem ministrando cursos de treinamento para profissionais da área médica, tanto no Brasil quanto no exterior, com o intuito de capacitá-los e aprimorar cada vez mais a técnica. É possível fazer uma face inteira e o nariz em uma hora e meia, e várias regiões do corpo podem ser tratadas em apenas uma sessão. Uma vez que a microcânula não lesiona vasos e nervos, não há risco de hematomas e equimoses (manchas roxas). E o biomaterial não é reabsorvido pelo organismo, como muita gente tem curiosidade de saber, nem se desloca para outras áreas do corpo. Também não causa alergia e, após a aplicação, não é necessário o uso de antibióticos. Com a Bioplastia , não há risco de rejeição. A técnica é considerada uma plástica interativa, porque o paciente pode acompanhar acordado, passo a passo, o desenrolar do processo. Com um espelho, ele vê o que está sendo feito, podendo participar, opinar e interagir com o cirurgião durante o procedimento, nunca tendo surpresa quanto ao resultado. Além disso, se não estiver seguro daquilo que quer, há o recurso da “simulação”, na qual é aplicada uma substância reabsorvível, permitindo que o paciente veja o resultado antes da Bioplastia

VANTAGENS NO USO DA BIOPLASTIA

• Proporciona custo financeiro menor;
• Dispensa internação do paciente;
• Não tem pós-operatório;
• É executada com anestesia local;
• Oferece resultado imediato;
• Consiste em aplicação rápida e segura;
• Não se desloca pelo corpo;
• Proporciona participação ativa do paciente no procedimento;
• O biomaterial não é reabsorvido pelo organismo;
• Possibilita rápido retorno às atividades habituais;
• O resultado pode ser simulado com anestésico ou soro fisiológico.

ÁREAS DE APLICAÇÃO

Por determinação expressa do Conselho Federal de Medicina e referendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, fica PROIBIDA a apresentação de casos com fotografias de pacientes em pré e pós-operatório, independentemente de se poder identificar a pessoa ou não, mesmo que haja autorização expressa das mesmas. Essa é a justificativa para a não-apresentação de imagens. A compreensão dos possíveis resultados somente poderá ser vislumbrada durante consulta médica.

BIOPLASTIA DA FACE
Maçãs do Rosto
Lábios
Contorno do Rosto
Queixo
Nariz
Ângulo da Mandíbula
Linha da Mandíbula
Pálpebras
Tratamento de Rugas e Sulcos Faciais
Fissura Labiopalatal
Síndrome de Parry-Romberg Queixo de Bruxa
Terço Superior da Face
Tratamento da Lipodistrofia Facial e Corporal em Pacientes HIV Positivos?
Outras

BIOPLASTIA DO CORPO
Glúteos
Peitorais
Braços
Mãos
Cicatrizes e Depressões
Panturrilha
Lipodistrofia Corporal
Pectus Excavatum (depressão externa)
Pectus Carinatum (Peito de Pombo) Seqüela de Poliomielite
Contorno Lateral do Corpo
Aumento Peniano
Bioplastia Vaginal

VANTAGENS NO USO DA BIOPLASTIA

Proporciona custo financeiro menor;
Dispensa internação do paciente;
Não tem pós-operatório;
É executada com anestesia local;
Oferece resultado imediato;
Consiste em aplicação rápida e segura;
Não se desloca pelo corpo;
Participação ativa do paciente no procedimento;
O biomaterial não é reabsorvido pelo organismo;
Possibilita rápido retorno às atividades habituais;
O resultado pode ser simulado com anestésico ou soro fisiológico.

ORIGEM/FONTE: DR.ALMIR NÁCUL(PAI/IDEALIZADOR DA BIOPLASTIA)

seja o primeiro a comentar!

^