quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cirurgia plástica em adolescentes

A cirurgia plástica tem um papel importante na sociedade atual, proporcionando melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. A correção estética promove um aumento da auto-estima, é benéfica para a integração do indivíduo na sociedade. 
 
Por este motivo, muitos adolescentes vêm adotando a prática nos últimos tempos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em apenas nove anos o número de plásticas realizadas entre garotas de 15 a 18 anos aumento 1.000%. As plásticas para corrigir imperfeições na orelha e nariz são as mais pedidas, seguidas de perto pelo aumento e diminuição de mamas e a lipoaspiração. Geralmente, eles ficam insatisfeitos com as mudanças ocorridas no corpo durante a fase de crescimento e em alguns casos não estão preparados para lidar com os padrões de beleza impostos.

Indicações e riscos
Na opinião dos profissionais da área, o adolescente precisa ter estrutura para lidar com a mudança e não recomendam cirurgias em menores de 15 anos. Nesta fase, as expectativas são maiores que os resultados, sendo importante manter uma conversa franca sobre as necessidades do paciente e o que a cirurgia pode oferecer.  Além disso, sem condições físicas adequadas, como capacidade de regeneração do organismo, qualidade da pele e desenvolvimento do órgão, o resultado fica comprometido.


Momento cronológico ideal
Orelhas em abano: neste caso, a escolha começa bem cedo. A partir dos 7 anos elas estão com a estrutura formada e com o tamanho próximo daquele que terão na fase adulta. Cabe aos pais avaliarem a necessidade da criança, pois é comum a rejeição por parte dos amiguinhos por conta de piadas e apelidos.
 
Redução das mamas: por volta dos 16 anos, quando as mamas estão completamente desenvolvidas. É importante avaliar o grau de desconforto que o tamanho das mamas causa, tais como problemas de postura e coluna.

 Nariz: a partir dos 15 anos, quando a formação de ossos e cartilagens nasais está  completa. A cirurgia de nariz também pode ser feita em qualquer idade da vida (após a mínima já mencionada), como recurso para rejuvenescer, quando é levantada a ponta do nariz caído.

Ginecomastia (correção das mamas masculinas): geralmente com 18 anos o jovem pode recorrer à cirurgia, quando as mamas estão totalmente desenvolvidas. Para um bom resultado, é imprescindível que o paciente esteja em seu peso ideal e muito seguro a respeito da opção.


 Lipoaspiração: existem muitas controvérsias. Alguns médicos consideram que a partir dos 15 anos já é possível realizar o procedimento. É importante observar que o método não emagrece e a pessoa não deve estar mais do que 25% acima do peso ou ter flacidez excessiva na região.
 
Aumento das mamas: a partir dos 16 anos a formação da mama está completa. Alguns cirurgiões consideram cedo, devido à paciente não estar psicologicamente amadurecida.

A Clinica Bioforma é especializada em tratamentos estéticos, Facial , Laser,Peeling,cirurgia plástica.

 
Consulte -nos (47)3035-7475

seja o primeiro a comentar!

^