As pessoas que têm a chamada orelha de abano sofrem muito com elas e geralmente passam a vida toda tentando escondê-las. As orelhas atingem seu tamanho médio entre os cinco e sete anos de idade e é por isso que depois desse período, apesar de continuarem crescendo, não ocorrem mudanças significativas nessa área do corpo.
Existem três tipos de deformidade que são consideradas como orelha de abano: quando o paciente tem a parte interna da orelha (chamada concha) muito grande, quando há ausência da dobra superior ou ainda quando há um ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha.
A orelha de abano é um problema congênito que normalmente incomoda e causa bastante constrangimento, mas pode ser facilmente corrigida com cirurgia plástica.
Os especialistas indicam a cirurgia, chamada otoplastia quando o problema causa dificuldades de convívio social, baixa auto-estima, timidez e outros impactos psicológicos.
Como é feita a cirurgia de Otoplastia!
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia é feita com anestesia local ou geral. Em seguida, através de um pequeno corte de cerca de 3 a 4 cm atrás da orelha a cartilagem é tratada e dependendo do caso, retira-se uma parte. Ao terminar a operação já é possível perceber a diferença, apesar do inchaço.
Após seis semanas nota-se o resultado definitivo.
Fica cicatriz?
A cicatriz da otoplastia é quase imperceptível, já que fica atrás da orelha e como se trata de região de pele muito fina, com o tempo tende a não aparecer.
Quanto tempo leva a recuperação?
A recuperação da cirurgia para corrigir orelhas de abano envolve poucos cuidados e depois de cinco dias já é possível retomar as atividades normais. É preciso manter as orelhas secas e usar um curativo no local durante um mês para evitar dobrar e manter a orelha na posição desejada. Para deixar o visual mais moderno e disfarçar a cirurgia, uma dica é usar lenços e faixas de cabelo.
Consulte -Nos (47)3035-7475
Dr.Eduardo Raulino - Cirurgião Plástico membro da SBCP
seja o primeiro a comentar!